Um avião da Voepass, fez um pouso de emergência em Uberlândia, Minas Gerais, na noite desta quinta-feira (15). A aeronave, que seguia de Rio Verde (GO) para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), declarou situação de emergência por volta das 18h54 e aterrissou 20 minutos depois no Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, sem necessidade de ativação de recursos emergenciais, conforme informou a concessionária Aena, porém o fato chamou a atenção por ser a segunda emergência da empresa em menos de uma semana.
Este incidente ocorre poucos dias após a queda de outra aeronave da Voepass, um modelo ATR 72-500, em Vinhedo (SP), que resultou na morte de todos os 62 ocupantes. Em meio a investigações sobre as causas do acidente, a Voepass anunciou a suspensão de voos para Fernando de Noronha até o final de agosto, sem dar explicações claras sobre os motivos. Em nota, a companhia informou que o pouso de emergência em Uberlândia foi uma “medida técnica” e que todos os 38 passageiros foram reacomodados para prosseguir viagem.
A aeronave envolvida no incidente em Minas Gerais, um ATR-72-212A fabricado em 2015, aterrissou com todos os sistemas operacionais em funcionamento, de acordo com a Voepass. O presidente da companhia, José Luiz Felício Filho, afirmou recentemente que a segurança é a prioridade da empresa, mas o histórico recente de problemas vem levantando preocupações sobre as condições das aeronaves. As investigações sobre a queda em Vinhedo, conduzidas pela Polícia Federal e pelo Cenipa, ainda estão em andamento.