Lula da Silva (PT) criticou na sexta-feira (19) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por não comparecer a eventos públicos ao lado dele. Durante um anúncio de investimentos em São José dos Campos (SP), Lula afirmou que “o governador Tarcisio também foi convidado para vir aqui, e ele é convidado todas as vezes que eu venho a São Paulo. Ele tem a liberdade de ir ou de não ir. Eu espero que ele decida começar a mostrar para o povo que a gente pode ser adversário, que a gente pode ter disputado eleições, mas quando termina as eleições nós temos que governar. E nós temos que governar com todo mundo”.
O evento em questão serviu para anunciar um investimento de R$ 10,75 bilhões nas rodovias Dutra e Rio-Santos, com recursos do BNDES para a CCR, operadora das rodovias. Lula destacou que sempre convida prefeitos e governadores, independentemente do partido, para participarem de suas visitas institucionais, uma mudança de tom após o prazo para que prefeitos que pretendem disputar eleições participem de atos políticos se encerrar.
Lula também aproveitou a ocasião para defender seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que tem sido alvo de críticas e memes pelos seus impulsos para criar novos impostos a cada dia, sendo chamado de ‘Taxad’, entre outros apelidos. “Vivo um momento político muito especial e digo para o Haddad todos os dias: não se preocupe, as coisas vão dar certo”, afirmou Lula, ressaltando a importância da colaboração e do diálogo para a aprovação de medidas no Congresso Nacional.