Lula voltou a criticar quem recebe dividendos das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Diante de uma plateia de empresários no Palácio do Planalto, ele afirmou que é necessário apostar na capacidade produtiva.
“Esse país precisa parar de ter gente vivendo de dividendos e ter gente vivendo de trabalho, de geração de emprego, de geração de renda, porque é isso que faz a economia girar. Ou vocês confiam naquilo que a gente está fazendo e apostam na capacidade produtiva ou não dá certo”, afirmou.
As palavras do petista demonstram uma contradição fora do comum em relação ao que ele faz questão de criticar. Quando se investe em uma empresa, não há menor garantia de retorno de dividendos. Os mesmos ocorrem somente quando existe lucro. Em outros casos, como da Petrobras, o pagamento também está relacionado ao preço do barril de petróleo no exterior.
Portanto, comprar ações de uma companhia, seja ela qual for, é uma atitude clara de apoio, incentivo e investimento na economia e geração de empregos no Brasil. Sem contar que os dividendos são taxados na fonte, antes mesmo de chegar aos bolsos dos acionistas.
É preciso ter responsabilidade e conhecimento ao dizer o que pensa quando se está em um cargo tão alto.