O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e o candidato a vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araujo (PL), participaram nesta terça-feira, 9 de julho, das comemorações do aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, realizadas no Parque do Ibirapuera. O evento, que simboliza a luta pelo reestabelecimento da democracia no Brasil, incluiu um desfile com a participação da cavalaria e de carros da polícia, e durou cerca de uma hora. As autoridades compareceram ao evento sem realizar discursos, destacando a importância histórica da data.
O feriado do 9 de julho, que suspendeu o rodízio de veículos na capital paulista, rememora a luta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas e pela promulgação de uma nova Constituição. Apesar da derrota militar em 1932, as reivindicações do movimento foram posteriormente atendidas, resultando na convocação de uma Assembleia Constituinte e na promulgação da Constituição de 1934.
A Revolução Constitucionalista de 1932 é lembrada como um dos movimentos mais importantes da história recente do Brasil, simbolizando a determinação dos paulistas na busca por justiça e democracia. Instituída como feriado estadual em 1997, a data homenageia os combatentes que aspiravam a um Brasil mais justo. Em 2024, com a segunda-feira de ponto facultativo, os paulistas tiveram ainda mais espaço para refletir sobre este importante capítulo da história e celebrar os ideais de liberdade, em um momento em que grande parte dos brasileiros questionam a existência plena de direitos e garantias constitucionais.