A secretária do Tesouro dos Estados Unidos na gestão de Joe Biden, Janet Yellen, emitiu uma declaração na terça-feira (27), elogiando o desempenho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na aprovação da Reforma Tributária. “Parabenizo o ministro Haddad por conquistar uma reforma tributária verdadeiramente histórica. Isso melhorará o modo de fazer negócios aqui, incluindo para empresas americanas buscando investir (no Brasil)”, disse a funcionária do governo democrata dos Estados Unidos.
Durante um evento organizado pela Amcham — Câmara Americana de Comércio para o Brasil, Yellen destacou os impactos positivos que essa mudança trará para o ambiente de negócios, inclusive para empresas americanas interessadas em investir no Brasil. No encontro, que contou com a presença da Ministra Marina Silva (Rede), Yellen afirmou que os EUA serão um parceiro importante para o Brasil e expressou sua esperança de que o país se torne mais atraente para os investidores estrangeiros.
A agenda ambientalista voltou a abordar à Amazônia Brasileira, com Yellen declarando que o Brasil “também tem a Bacia Amazônica, um importante ativo para ajudar a mitigar a emissão de carbono e pode ser um grande alvo de investimento, para as economias brasileira e americana, em alimentos baseados em plantas e na indústria de cosméticos não poluentes”, disse a funcionária, que destacou que o Brasil está particularmente beneficiado nos processos de transição para a neutralidade em carbono.