No aquecimento das eleições municipais para a Prefeitura de Fortaleza, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União), lidera a pesquisa AtlasIntel divulgada no último domingo (31), com 28,6% das intenções de voto. Enquanto isso, o atual prefeito, José Sarto (PDT), aparece com 25,6%. Os deputados estadual Evandro Leitão (PT) e federal André Fernandes (PL) figuram com 14,2% e 12,9%, respectivamente.
Em uma reviravolta interna no PDT, o ex-ministro Ciro Gomes, durante uma reunião partidária em outubro de 2023, antecipou a eleição municipal de 2024 e assegurou sua confiança na vitória em Fortaleza ao lado de José Sarto. O rompimento com seu irmão Cid Gomes e a divisão interna no partido podem sinalizar um enfraquecimento do PDT no Ceará, abrindo espaço para outras forças políticas desafiarem a hegemonia da legenda no estado.
Na outra ponta do espectro político, o deputado federal André Fernandes, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PL, anunciou a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua pré-campanha. Considerando o posicionamento ideológico, Fernandes destacou a liderança de Bolsonaro na direita brasileira e sua potencial influência nas grandes capitais. Enquanto isso, o ex-aliado Capitão Wagner busca se desvincular de padrinhos políticos, declarando que quer ser o “candidato do povo em 2024”, evitando ser associado ao bolsonarismo, que serviu como plataforma para a construção do seu nome no estado.