Eleições em Taiwan poderão ter aproximação com a China como resultado

Redação 011
3 Min
Joe Biden e Xi Jinping mostram melhora nas relações entre gigantes
foto: Xinhua/Ding Lin

Enquanto Taiwan se prepara para sua próxima eleição em 13 de janeiro de 2024, ela se destaca como a primeira de mais de 40 eleições nacionais programadas ao redor do mundo este ano. Com assuntos como custo de vida, moradia, direitos trabalhistas, educação, é a relação com a China “mainland” o assunto mais relevante destas eleições.

Os candidatos tem posições divergentes a respeito do gigante asiático que acredita que Taiwan é sua província. O candidato do partido governista, Lai Ching-te, defende manter as tensões com China, alinhando-se com os Estados Unidos. Por sua parte, o candidato centrista Ko Wen-je, prefeito de Taipei até o ano passado, se mantém em cima do muro. Mas o que mantém uma posição mais polêmica é o candidato do partido Kuomitang, Hou Yu-ih, que disse no último debate que se opõe à “independência de Taiwan”.

Lai promete manter o status quo, oferecendo diálogo com Pequim, enquadrando a eleição como uma escolha entre “ditadura e democracia”. Pequim considera o DPP separatista, visando sua derrota. Hou enfatiza um voto pelo KMT como paz em vez de guerra, alinhando-se à posição de Pequim.

A proposta de Hou busca um aprofundamento da cooperação das nações asiáticas para evitar a guerra, uma linha tradicional no Kuomitang, que sempre buscou criar pontes pacificadores com Beijing, questão que no século passado criou tensões com a União Soviética e os Estados Unidos.

À medida que a eleição se aproxima, operações de influência e guerra cognitiva se intensificam. Surgiram vídeos na deepfake e notícias falsas visando os candidatos do DPP.

A China busca explorar o modelo de Taiwan por meios híbridos, de um estranho desdobramento de poder suave, para moldar o resultado da eleição. Por exemplo, o governo taiwanês está investigando líderes de aldeias que viajam para a China como parte de uma suposta operação de influência.

As pesquisas mais recentes, mostram em alguns casos uma vitória do candidato governista Lai, e outras mostram uma vitória do nacionalista do Kuomitang Hou. Segundo o jornal Nikkei, Lai está estagnado em 37 %, enquanto Hou continua subindo com velocidade.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.