A avaliação da gestão de Lula (PT) sofreu uma nova queda, segundo levantamento feito pela Genial/Quaest com gestores, economistas e analistas do mercado financeiro. Apenas 9% dos entrevistados consideram positiva a administração petista, enquanto expressivos 52% a classificam como negativa. Este cenário contrasta com setembro, quando 12% avaliavam positivamente e 47% de forma negativa.
A desconfiança do mercado em relação ao governo Lula reflete-se, principalmente, na avaliação da política econômica. A proporção dos que preveem piora nos próximos 12 meses saltou de 21% em julho para 55% em novembro. Ao mesmo tempo, a confiança na melhoria da economia teve uma queda de 15 pontos percentuais, de 36% para 21%.
O descontentamento se concentra na ausência de uma política fiscal eficaz, apontada por 77% dos entrevistados como principal motivo para o pessimismo econômico. Recentemente, o governo debateu a possibilidade de alterar a meta de déficit zero em 2024.
Realizada entre os dias 16 e 21 de novembro de 2023, a pesquisa consultou 100 profissionais de fundos de investimentos das 72 maiores casas de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro. A insatisfação generalizada evidencia as preocupações do mercado quanto à condução econômica do país.