Pesquisa realizada pelo Instituto Genial/Quaest mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o STF (Supremo Tribunal Federal) “incentiva a corrupção” ao anular punições da Operação Lava Jato a empresas.
Segundo a avaliação, quando perguntados se o STF incentiva a corrupção ao cancelar as punições, 74% dos entrevistados dizem que sim, 14% acham que não e 12% não responderam ou não souberam opinar.
A percepção negativa sobre decisões do STF supera até mesmo o porcentual de entrevistados que acham que a Lava Jato ajudou a combater a corrupção no País, que é de 49%.
Do total de entrevistados, 74% pensam assim. Outros 14% dizem não acreditar que essas decisões incentivam a corrupção no país, enquanto 12% não souberam ou não responderam à pergunta. A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2024.
Outro estudo
A força tarefa da Polícia Federal completará dez anos no próximo dia 17. Três anos depois do fim da Lava Jato no Paraná, mais de quatro em cada dez brasileiros acreditam que o grupo acabou devido à ação de políticos para barrar a investigação.
O estudo foi feito pela empresa Quaest, que questionou os entrevistados sobre percepções em relação à Lava Jato, além da atuação do ex-juiz e atual senador da República Sergio Moro (União Brasil-PR) na Operação Lava Jato – 44% disseram não aprovar seu trabalho. Outros 40% responderam que aprovam.
O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.