O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou descontentamento em relação à decisão do rival Joe Biden, que concedeu indulto ao filho condenado. Hunter mentiu sobre o uso de drogas ao comprar uma arma e fogo. Ele também enfrentou um processo por evasão fiscal. Trump descreveu essa ação como um abuso e fez uma analogia com os apoiadores que foram presos após a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
“O perdão dado por Joe a Hunter inclui os reféns J-6, que agora estão presos há anos? Que abuso e erro judiciário!”, publicou em uma rede social.
No entanto, o democrata justificou sua decisão afirmando que a condenação de seu filho foi resultado de um julgamento influenciado politicamente. Hunter Biden se tornou o primeiro filho de um presidente em exercício a ser julgado e condenado criminalmente.
Considerando as acusações fiscais, Hunter seria condenado a até 17 anos de prisão federal e receberia US$ 1,35 milhão em multas, pela Justiça da Califórnia. Já a condenação relacionada a armas, no tribunal de Delaware, teria potencial de até 25 anos de prisão. A sentença final de ambos os processos seria decidida ainda neste mês de dezembro.