Donald Trump afirmou durante uma transmissão ao vivo em Mar-a-Lago, Flórida, que o Irã planeja atacar Israel nas próximas horas. O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato presidencial republicano fez essa declaração ao gamer e streamer Adin Ross, ressaltando que não possui informações secretas sobre o possível ataque. “Estou ouvindo que haverá um ataque esta noite por parte do Irã; Israel vai ser atacado esta noite. Estou dizendo isso agora mesmo, ouvi apenas através das mesmas ondas, não há informação secreta”, disse Trump nesta terça-feira (6).
Trump aproveitou para enfatizar que tais ataques não ocorreriam se ele estivesse na Casa Branca. “Se eu fosse o presidente, ninguém estaria sequer dizendo essa palavra (ataque), porque isso não aconteceria”, argumentou. Nem os Estados Unidos nem Israel declararam publicamente estar antecipando um ato de represália por parte do Irã. No entanto, as tensões aumentaram após quase 10 meses de guerra em Gaza e morte de líderes de grupos terroristas como Hezbollah e Hamas, aumentando o risco de uma escalada regional.
Além disso, Israel está preparado para qualquer cenário, conforme declarado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Enquanto isso, o Pentágono mobilizou importantes ativos militares para a região, e em Israel, alguns cidadãos já estão preparando refúgios antiaéreos para a resposta iraniana esperada como consequência da morte do líder do grupo terrorista Hamas na capital do Irã e as contundentes respostas de Israel contra o grupo terrorista Hezbollah, financiado diretamente pelo regime iraniano.