O primeiro debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos foi marcado por uma intensa troca de acusações entre os candidatos Joe Biden e Donald Trump. O ex-presidente, no entanto, se saiu vitorioso no embate, ao demonstrar mais firmeza e vigor diante de um adversário aparentemente abatido e sem força na própria voz.
No duelo, o ex-presidente disse que Putin, presidente russo, não teria invadido a Ucrânia se respeitasse Biden: “Se nós tivéssemos um presidente de verdade, um presidente que fosse respeitado pelo Putin, eles nunca, jamais, teriam invadido a Ucrânia”, disse Trump.
Biden então rebateu: “Se você ver o que o Trump fez na Ucrânia, esse cara falou para o Trump ‘faça o que você quiser’, e foi exatamente o que Trump fez.”
Em um determinado momento, os dois se confrontaram sobre a idade de cada um. O democrata tem 81 anos e o republicano, 78.
“Eu, quando era vice-presidente, consegui chegar ao clube quando jogava golfe. E, a propósito, eu falei que ficaria feliz se você carregasse suas próprias bolsas de taco, você consegue fazer isso?”, questionou Biden.
“Não, eu não era lesado não, eu tinha condições de jogar. Não vamos agir como crianças Joe”, finalizou Donald Trump.
O confronto terminou como um pesadelo para os democratas e lançou dúvidas sobre a capacidade do atual presidente levar adiante sua campanha para a reeleição, faltando apenas quatro meses para o pleito.