Tropas venezuelanas entram no Brasil, mas Itamaraty trata situação como ‘rotina’

Redação 011
2 Min
Maduro espera contar com as Forças Armadas do Brasil para declarar guerra aos EUA
foto: divulgação/ Prensa Presidencial

Nesta quarta-feira (22), tropas das Forças Especiais venezuelanas foram vistas dentro do território brasileiro, segundo vídeos divulgados em redes sociais. A movimentação ocorreu na região de Pacaraima, em Roraima, onde o regime de Nicolás Maduro determinou o fechamento da fronteira com o Brasil como parte das manobras militares “Escudo Bolivariano 2025”. A operação mobiliza cerca de 150 mil soldados e inclui veículos blindados e tropas de reação rápida. Apesar da presença militar em solo brasileiro, o Itamaraty classificou o fechamento da fronteira como uma “medida de segurança” dentro de exercícios considerados rotineiros.

De acordo com a Polícia Militar de Roraima, a passagem pela fronteira foi bloqueada com restrição até esta quinta-feira (23). As imagens que circulam na internet mostram viaturas militares venezuelanas ultrapassando a linha que separa os dois países e retornando em seguida. A mobilização também interrompeu completamente o tráfego de veículos e pedestres na área, impactando os fluxos de comércio e migração, já que Pacaraima é a principal porta de entrada para venezuelanos fugindo da crise no país vizinho.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, justificou os exercícios afirmando que têm como objetivo preparar os militares para defender a “pátria” contra ameaças internas e externas. Críticos do Governo Federal brasileiro apontam que o posicionamento do Itamaraty é “excessivamente brando” diante de uma situação que envolve a entrada de forças estrangeiras em território nacional.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.