O ex-presidente Michel Temer (MDB) recebeu críticas pela articulação que busca unir 5 governadores para uma 3ª via na eleição presidencial de 2026, visando uma candidatura de centro-direita que funciona como alternativa a Lula e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O chamado Movimento Brasil, encabeçado pelo ex-vice de Dilma Rousseff, reúne os governadores Eduardo Leite (PSD), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Se continuarem nessa palhaçada de ‘Direita sem Bolsonaro’ eu vou manobrar dia e noite por uma chapa PURA”, escreveu Fabio Wajngarten, o chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Bolsonaro, na rede social X.
Apesar da decisão do Tribunal Superior Eleitoral de manter a inelegibilidade de Bolsonaro, o atual líder da Direita no país se coloca como candidato ao pleito de 2026. Outra ala já vê com bons olhos a candidatura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, caso o ex-presidente não possa disputar as eleições.
“Se existe uma articulação para um candidato da direita, caso o vergonhoso impedimento de Bolsonaro persista, o senhor esqueceu do candidato mais bem avaliado na pesquisa depois de Bolsonaro. Michelle! Ela reúne os votos dos bolsonaristas, direita, mulheres e evangélicos”, postou Silas Malafaia, pastor e presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.