O presidente russo, Vladimir Putin, pediu nesta segunda-feira (23) um acesso “sem obstáculos” da ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, durante uma conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o Planalto, o petista relatou ao presidente russo a situação dos brasileiros que aguardam para deixar o local.
Lula reforçou a necessidade da criação de um corredor humanitário pelo Egito que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de suprimentos.
Segundo o Kremlin, ambos “expressaram sua grande preocupação com o crescente número de vítimas e ressaltaram a importância de um rápido cessar-fogo.
Ainda de acordo com Moscou, Putin e Lula também pediram “medidas urgentes e eficazes no âmbito das Nações Unidas para solucionar a crise”.
Durante a conversa, os dois presidentes saudaram a iniciativa do Egito de realizar uma cúpula sobre o tema, no sábado (21), e discutiram a proposta de resolução apresentada pelo Brasil ao Conselho de Segurança da ONU, que teve 12 votos favoráveis, mas foi barrada pelos Estados Unidos.
Os mandatários também abordaram o conflito na Ucrânia, e Lula voltou a citar sua disposição para mediar um acordo de paz entre os dois países.