A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), declarou apoio ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), para sua reeleição, apesar da aliança deste com Jair Bolsonaro (PL), que se posiciona como a pessoa mais popular do país, segundo pesquisa recente. Em entrevista à CNN Brasil, Tebet indicou que poderá subir no palanque do prefeito em dias diferentes dos eventos com o presidente Bolsonaro, destacando a importância de defender seu conceito de democracia, alinhado com o petismo.
Tebet ressaltou que, até o momento, Nunes não lhe deu motivos para não apoiá-lo, desde que ele continue defendendo os valores democráticos. No entanto, ela enfatizou que não subirá ao palanque de candidatos bolsonaristas, discordando de pautas como armamento e desmatamento ambiental. “Eu jamais vou estar no palanque de um candidato que tem pautas que representam um retrocesso”, disse a ministra de Lula (PT).
Com a proximidade de Tebet a Lula e a expectativa de apoio do MDB à reeleição do petista em 2026, a ministra reforçou sua posição contra a direita conservadora e indicou que as denominadas forças democráticas (movimentos alinhados com o PT) devem apoiar o candidato mais forte para combater o que ela considera um projeto nefasto, sugerindo o fortalecimento do governo de Lula como caminho a ser seguido.