O aguardado início das operações do Trem Intercidades (TIC) entre Campinas e São Paulo está previsto para ocorrer em 2029, de acordo com o anúncio feito neste sábado (7) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O novo edital da licitação, que originalmente tinha um valor estimado de R$ 7,5 bilhões, foi atualizado para R$ 13,5 bilhões. Além disso, a data do leilão, inicialmente planejada para este ano, foi adiada para fevereiro de 2024.
Tarcísio de Freitas, que esteve em Campinas no sábado, detalhou os prazos para o início das operações do TIC, explicando que o Trem Intermetropolitano deverá entrar em funcionamento em 2029, seguido pelo Trem Intercidades em 2031.
“Teremos o leilão no dia 29 de fevereiro de 2024. Depois, tem o tempo de assinatura de contrato e a construção de projeto executivo. Deixamos alguma flexibilidade para apresentação de soluções por parte do setor privado. Isso é saudável até para que se incorpore novas tecnologias… tecnologias inovadoras”, especificou Freitas.
O governador também ressaltou os impactos econômicos do projeto, incluindo a geração de cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos durante a construção. Além disso, mencionou que a infraestrutura imobiliária das cidades envolvidas será beneficiada.
“O primeiro impacto é em termos de empregos. A avaliação que está se fazendo em termos de empregos diretos e empregos indiretos é algo em torno de 11 mil postos de trabalho em toda a cadeia e tudo aquilo que vai ser irradiado. Isso muda também a dinâmica imobiliária dos municípios que terão a ferrovia atravessando seus territórios”, destacou o governador.
O edital do Trem Intercidades enfrentou diferentes prazos ao longo do tempo, com a publicação inicial prevista para dezembro de 2021, adiada posteriormente para março de 2022, e depois ficou indefinida sob a administração dos governos do PSDB. O valor estimado da concessão também foi ajustado, indo de R$ 7,5 bilhões para R$ 10,2 bilhões em março do ano passado e agora alcançando R$ 13,5 bilhões.
O Trem Intercidades, que deverá percorrer os 101 km entre São Paulo e Campinas em aproximadamente 1 hora e 4 minutos, promete melhorar a mobilidade na região, e o serviço expresso terá intervalos de 15 minutos nos horários de pico, e estima-se que atenda até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.
O projeto inclui melhorias na infraestrutura das composições, com oferta de sinal de internet, tomadas e portas USB aos passageiros, e telas informativas nos vagões. Além disso, a concessão terá a duração de 30 anos a partir do início da operação comercial.