O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou um projeto para a construção de um novo centro administrativo do Estado de São Paulo, localizado no entorno da Praça Princesa Isabel, no bairro de Campos Elíseos, com um investimento estimado em R$ 4 bilhões. A proposta, concebida como uma Parceria Público-Privada (PPP), visa revitalizar a região central, delegando a uma empresa privada a responsabilidade pela construção e manutenção do espaço.
Tarcísio destacou a intenção de transformar a realidade do centro, expressando confiança de que o investimento estatal incentivará a participação da iniciativa privada. Prevê-se a transferência de todas as secretarias de estado para os novos imóveis, consolidando-as em uma área de 260 mil metros quadrados. No entanto, um cronograma elástico indica que a seleção da empresa executora ocorrerá apenas em 2026, por meio de leilão do contrato.
A iniciativa de transformação em um centro administrativo não apenas busca revitalizar o local, mas também procura abordar de maneira integrada as complexas questões sociais e de segurança pública relacionadas à Cracolândia, promovendo uma resposta mais eficaz a esses problemas persistentes. Com isso, o governo paulista almeja resolver a concentração de consumidores e traficantes, visando diminuir os índices de violência na região central da capital com a revitalização do centro.