João Fonseca Velloso, sogro do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), foi nomeado para um cargo no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Velloso, de 86 anos, assumiu como assessor da presidência do tribunal em abril do ano passado, recebendo um salário bruto de R$20,9 mil.
O TCM-BA justificou a escolha de Velloso alegando critérios profissionais e sua ligação profissional com o presidente do tribunal, ambos ex-delegados da Polícia Civil. A nomeação de Velloso ressalta um padrão de nomeações familiares no TCM-BA, como a de Aline Peixoto, esposa do ex-governador Rui Costa (PT), como conselheira do órgão anteriormente.
A nomeação de Velloso foi oficializada em 29 de abril de 2023, conforme publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCM, no mesmo dia em que foi exonerado de seu cargo anterior como diretor-adjunto da Escola de Contas. O tribunal reiterou que a nomeação não implicava conflito de interesses nem nepotismo, destacando que Velloso substituiu outro delegado aposentado da Polícia Civil baiana, Altamirando Rodrigues, no cargo, segundo foi divulgado pela Folha de São Paulo em 29 de fevereiro.