Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (18) aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de inelegível até 2030, teria vantagem numérica sobre Lula (PT) se as eleições marcadas para 2026 fossem hoje. No primeiro turno, Bolsonaro registra 36% das intenções de voto, contra 33,8% do petista, configurando um empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. No segundo turno, o ex-presidente ampliaria sua vantagem, alcançando 45,1% contra 40,2% de Lula.
A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro com 2.010 eleitores em todos os estados e no Distrito Federal, também testou outros possíveis candidatos. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7,7%, seguido pelo cantor Gusttavo Lima, que obteve 5,1%. Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB) registraram 2,7% cada, enquanto Helder Barbalho (MDB) ficou com 1,1%. Segundo o instituto, 10,7% dos entrevistados votariam branco ou nulo no segundo turno e 4% não souberam responder.
Os números surgem em um momento de queda na popularidade do líder petista. Na última sexta-feira (14), pesquisa do Datafolha apontou que a aprovação de Lula caiu para 24%, a pior marca de seus mandatos. O levantamento do Paraná Pesquisas foi contratado pelo PL e tem um nível de confiança de 95%.