Um levantamento com base nos dados do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal revelou um aumento nas despesas do Planalto em publicidade para a Rede Globo e suas afiliadas durante o primeiro ano do retorno de Lula (PT). Os pagamentos da Secretaria de Comunicação e dos ministérios para os canais da empresa e afiliadas passaram de R$ 89 milhões em 2022 para R$ 142 milhões em 2023, representando um aumento de 60%.
Ao mesmo tempo, os canais da Globo receberam 56% da verba destinada à publicidade governamental em TV em 2023, um aumento expressivo em relação aos 28% registrados em 2022. Outras grandes redes como Record, SBT, Bandeirantes e Rede TV tiveram redução nos pagamentos recebidos, com exceção da CNN Brasil, que teve um discreto aumento de R$ 1,4 milhão para R$ 1,5 milhão.
Nos últimos anos, a Rede Globo era conhecida por manter uma linha editorial crítica em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, desde o início do governo de Lula (PT), observa-se uma mudança na postura da emissora. Agora, a Globo adota uma posição mais moderada, justificando de forma veemente as ações do Governo Federal e, em alguns casos, buscando minimizar ou esquecer polêmicas envolvendo o governo petista.