O presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Hélio Doyle, compartilhou uma publicação do ilustrador Carlos Latuff que dizia: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”.
Depois do post nas redes sociais Doyle apagou a mensagem e emitiu uma nota em que disse que o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, manifestou “descontentamento” com a mensagem.
O presidente do EBC informou nesta quarta-feira (18) que deixará o governo depois da publicação ofensiva e pediu desculpas.
Doyle sempre publicava sobre o conflito, com viés anti-israelense. “Imagina bombardear todo o Rio de Janeiro para punir milicianos e traficantes. É o que Israel está fazendo com a Palestina”, dizia outra mensagem compartilhada por ele no último dia 15.
Antissemitismo
O antissemitismo é como se define o preconceito contra pessoas de origem semita, em geral, árabes e judeus. O termo é historicamente associado aos judeus, pois a perseguição a esse grupo no continente europeu se estendeu por vários séculos, chegando a episódios violentos e à sua expulsão de determinados países.