O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em solidariedade diante das chuvas devastadoras no Rio Grande do Sul, entrou em contato com autoridades locais para oferecer auxílio às vítimas. Em diálogo com o governador Eduardo Leite (PSDB) e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello (MDB), Nunes propôs o envio de barcos da Guarda Civil Municipal (GCM) para realizar resgates de pessoas ilhadas.
Juntamente com as embarcações da GCM, a prefeitura também mobilizou três viaturas e 12 guardas civis metropolitanos treinados para atuar em áreas alagadas. A operação teve início na madrugada de domingo (5), em colaboração com a Força Nacional. Até o momento, nove estados já enviaram efetivos militares e veículos para reforçar a resposta às emergências no Rio Grande do Sul.
Para além das ações de resgate, a prefeitura se comprometeu a enviar cestas básicas, material de limpeza e kits de higiene por meio de um avião da Força Aérea Brasileira, para prestar assistência às vítimas das chuvas que têm causado grandes estragos na região sul do país, levando a uma mobilização conjunta de vários estados brasileiros.