Ao menos 35 deputados federais já confirmaram sua presença na cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, agendada para o dia 20 de janeiro. A mobilização em torno do evento é coordenada por Bia Kicis e Eduardo Bolsonaro, ambos do PL, que lideram a oposição na Câmara. Entre os deputados que farão a viagem, há 7 representantes de legendas que compõem a base do atual Governo, como União Brasil, PP e Republicanos.
Na lista dos parlamentares confirmados, estão nomes como Fernando Máximo e Cristiane Lopes, ambos do União de Rondônia, além de Coronel Ulysses, do Acre, e Dayany Bittencourt, do Ceará, Pedro Lupion e Evair de Melo, do PP, e Messias Donato, do Republicanos do Espírito Santo.
A vitória de Trump nas eleições americanas trouxe um novo ânimo para a Direita do Brasil, que interpreta esse resultado como um indicativo de que um candidato conservador pode ter chances de vencer Lula nas eleições de 2026. Sem contar a expectativa crescente de que a influência do presidente eleito possa contribuir para a reversão da inelegibilidade de Jair Bolsonaro.