O presidente socialista da Colômbia Gustavo Petro e o petista Lula da Silva, propuseram uma solução conjunta à crise na Venezuela provocada pela ditadura de Nicolás Maduro. Durante o encontro na Casa de Nariño, o palácio presidencial colombiano, Petro e Lula revelaram que transmitiram uma proposta tanto ao ditador Nicolás Maduro quanto à oposição: a realização de um plebiscito durante as próximas eleições na Venezuela, agendadas para 28 de julho.
Esse plebiscito, de acordo com a proposta, garantiria um pacto democrático assegurando a vida, os direitos e as garantias políticas de qualquer indivíduo, independentemente do resultado eleitoral.
“Queremos transmitir, junto com o presidente Lula, uma proposta que foi transmitida ao presidente Maduro e à oposição. Trata-se de uma possibilidade de plebiscito nas próximas eleições, garantindo um pacto democrático,” acrescentou.
O presidente colombiano enfatizou a importância desse plebiscito como uma medida destinada a garantir certeza e segurança para todos os participantes das eleições.
“Queremos garantir para qualquer pessoa que perca nesses pleitos eleitorais certeza e segurança sobre sua vida, seus direitos e as garantias políticas que qualquer ser humano deve ter em seu respectivo país,” disse.
Em um comunicado conjunto, os líderes latino-americanos emitiram um apelo ao diálogo e negociação na Venezuela, rejeitando veementemente quaisquer medidas que exacerbem o sofrimento do povo venezuelano.
A resposta do regime venezuelano sobre o plebiscito ainda não foi emitida mas, nas últimas semanas, Nicolás Maduro tem detido vários membros do grupo da María Corina Machado sob acusações de planejar assassiná-l0.