O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) se mostrou preocupado com o futuro do Lula e, consequentemente, do próprio PT. Ele visitou o ‘companheiro’ no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Lula se recupera de uma cirurgia para drenagem de um sangramento cerebral.
“A boa saúde do presidente Lula é fundamental para terminar este mandato. Estando bem de saúde, acho que Lula naturalmente aceitará ser candidato à reeleição”, completou o ‘folclórico’ parlamentar. Recentemente, Suplicy anunciou estar curado de um câncer linfático e aproveitou a visita ao hospital para realizar um exame de tomografia.
O deputado tem viagem marcada para Brasília nesta quinta-feira (12), para participar de uma reunião do Conselhão, um grupo de trabalho que apresentará estudos sobre a implementação da renda básica universal. Na ausência de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin será o responsável por conduzir a apresentação.
Suplicy, ao lado de outras lideranças do PT, bem sabe que Lula não fez um sucessor para as eleições de 2026, também se recusa a ter um chamado ‘plano B’. Ao se colocar maior que o próprio partido que o elegeu, o petista se posicionou até agora como o único nome ao próximo pleito.
A falta de planejamento custará à Esquerda já enfraquecida, como mostrou as eleições municipais de 2024.