Não é de hoje que o Palmeiras se tornou um exemplo de boa gestão dentro e fora de campo. Prova disso foi mais uma grande conquista: o Verdão, como é chamado por boa parte de sua torcida, é o campeão brasileiro de 2023. O 12º título nacional veio com um empate em 1 a 1 diante do Cruzeiro, no estádio do Mineirão. Os gols foram marcados pelo jovem e promissor atacante Endrick, de apenas 17 anos, e pelo ponta-esquerda Arthur Gomes.
A equipe alcançou os incríveis 70 pontos e a maneira como isso aconteceu foi o mais impressionante. O Palmeiras soube erguer a cabeça após duas eliminações que doeram: uma na Copa do Brasil e outra na Libertadores da América. É aí que entra o fator de Abel Ferreira, que buscou o então líder Botafogo com 14 pontos a frente.
O técnico português soube trabalhar todo o psicológico da equipe, superou as críticas e arrancou rumo ao nono título conquistado por ele. Abel passou Vanderlei Luxemburgo e se isolou como o segundo com mais conquistas pelo alviverde, atrás somente de Oswaldo Brandão, com dez. Ainda que o contrato tenha validade até dezembro de 2024, o clima é de despedida. O Al-Sadd, do Catar, promete oferecer uma oferta altíssima para tirá-lo do Palmeiras.
Mas o momento é de festa para os torcedores e nesse momento, o planejamento do clube passa pelo crivo de Abel e sua comissão técnica, inclusive na contratação do único reforço já anunciado para a próxima temporada: o volante Aníbal Moreno.
Parabéns ao Palmeiras de Abel e de Endrick pelo 54º título de uma história gloriosa.