No mundo digital de hoje, onde a inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em nossas vidas, nem sempre seu uso resulta em sucesso. Um exemplo recente aconteceu no Rio de Janeiro, envolvendo uma tentativa do prefeito Eduardo Paes de “mostrar” paulistas chegando ao Rio de Janeiro (RJ) para o show da Madonna. A iniciativa, porém, acabou se tornando motivo de memes e críticas nas redes sociais.
Bora Paulistada! Uma honra receber vocês no Rio! Tá liberado invadir nossa praia! Aliás, o Brasil todo é muito bem-vindo! A Cidade Maravilhosa é de todos os Brasileiros! pic.twitter.com/HlshgtcPKt
— Eduardo Paes (@eduardopaes) May 1, 2024
Utilizando uma imagem gerada por IA que pretendia ilustrar a citação da reportagem do portal G1 sobre o aumento de 55% dos embarques para o Rio, a postagem do prefeito no X (antigo Twitter) não teve a recepção esperada. A imagem, que mostrava dezenas de pessoas, apresentava rostos borrados e distorcidos, o que rapidamente chamou a atenção dos usuários da plataforma.
“Bora Paulistada! Uma honra receber vocês no Rio! Tá liberado invadir nossa praia! Aliás, o Brasil todo é muito bem-vindo! A Cidade Maravilhosa é de todos os brasileiros!”, dizia a legenda do post no X (antigo Twitter)
A reação foi imediata. Comentários variaram desde críticas diretas à qualidade da imagem — com um usuário descrevendo-a como “saindo diretamente do fogo do inferno” — até brincadeiras comparando as distorções com participantes do BBB24. A reação negativa foi tão expressiva que o próprio prefeito, através de sua assessoria de imprensa, admitiu que a ideia de usar IA foi dele e reconheceu que o resultado foi “um horror”.
Este episódio serve como um lembrete da importância da cautela no uso de tecnologias emergentes, especialmente quando destinadas
ao público em larga escala. A intenção de homenagear os visitantes paulistas, embora louvável, acabou perdida entre os pixels distorcidos gerados pela IA, transformando o que deveria ser uma celebração em um conjunto de memes e comentários críticos.
Tem certeza que é de São Paulo e não de Goiânia? pic.twitter.com/lrEEP1syv7
— 🏳️🌈🇮🇱🚩Shalom Barba (@MafinhaBarba) May 1, 2024
Embora exista um receio palpável entre políticos quanto à aplicação da inteligência artificial, paradoxalmente, permite-se o uso de imagens geradas por IA para criar falsas fotos de eventos autênticos. A intenção por trás da escolha dessa imagem foi criar uma simulação convincente do desembarque desses visitantes, destacando a capacidade da IA de produzir representações visuais altamente realistas, mesmo em contextos nos quais a autenticidade seria fundamental. Porém, os “paulistas” representados não existiam, e o ônibus exibia um letreiro que, ao invés de informar o destino, denunciava a foto como falsa com suas letras incompreensíveis.