Uma importante reunião está prevista para acontecer nos próximos dias em Brasília. Embora ainda não tenha uma data agendada, Lula e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), planejam discutir e definir a desoneração da folha de pagamento sobre os 17 setores da economia que mais empregam no Brasil. A Medida Provisória do Planalto, que prevê uma retomada gradativa sobre os impostos até então descontados, foi devolvida pelo Senado. Agora, cabe ao Governo correr contra o tempo e chegar a um acordo com o parlamento.
O Supremo Tribunal Federal também entrou no debate e estabeleceu prazo de 60 dias, contados a partir de 25/4, para se chegar a um consenso – do contrário, voltarão a valer os efeitos da liminar que suspendeu a prorrogação da desoneração da folha até 2027.
Além da desoneração da folha, outro tópico de destaque para a reunião entre Lula e Pacheco é a renegociação da dívida dos Estados com a União.
Em meio a tamanha turbulência interna, o atual presidente retornou depois de longos dias em viagem pela Europa ao lado de Janja, em discursos pelo G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo), bloco do qual nosso país não faz parte.