O direitista Santiago Peña prometeu combater a corrupção no Paraguai, ao assumir, a Presidência do país, diante de dirigentes latino-americanos, do rei Felipe VI, da Espanha, e do vice-presidente de Taiwan, William Lai.
“Tenho a convicção de que os problemas de corrupção se resolvem com uma justiça independente, imparcial e rápida”, disse Peña.
Santiago ainda reforçou , “O sucesso é conseguir que todos os paraguaios estejam melhor e que o mundo seja testemunha do ressurgir de um gigante”.
Peña, que aos 44 anos se tornou o chefe de Estado mais jovem da era democrática no Paraguai. Em seu discurso, o novo presidente afirmou que políticas de transparência “nos permitirão mostrar ao mundo que o Paraguai está muito melhor do que infelizmente alguns relatos transmitem”.
Ele também anunciou que vai instruir todas as instâncias do Executivo à integração de esforços com o Ministério Público, a justiça e a cooperação internacional para a luta contra o narcotráfico, o tráfico de seres humanos e a lavagem de dinheiro.
“Vamos trabalhar intensamente para que a política deixe de ser uma tentação para o crime organizado”, reforçou.