Lula anunciou a demissão da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em mais uma mudança ministerial. Em seu lugar, foi nomeada a petista Márcia Lopes, ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome em seu segundo mandato. A demissão foi confirmada três dias após uma conversa de vinte minutos no Palácio do Planalto. Na ocasião, ela saiu sem falar com a imprensa, mas a decisão já estava tomada.
Assistente social e professora, Márcia foi uma das coordenadoras do grupo técnico de assistência social no Governo de transição para o terceiro mandato de Lula. É também irmã de Gilberto Carvalho, ex-secretário-geral da Presidência de Dilma Rousseff e atual secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho.
Inércia, falta de protagonismo e denúncias de assédio moral teriam motivado a mudança. A exoneração de Cida e a nomeação da nova ministra já foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União. Já são doze alterações de ministros na atual administração. Na última sexta-feira (2), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deixou o cargo para a entrada de Wolney Queiroz.