Ministro das Relações Exteriores quer receber o ‘condenado’ Putin no Brasil

Redação 011
2 Min
foto: Gustavo Magalhães/ MRE

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que o governo brasileiro ficaria contente em receber Vladimir Putin, caso ele venha ao Brasil para participar da cúpula do G20 em 2024. A declaração foi feita durante uma entrevista: “Se ele quiser vir, nós estaremos muito contentes que esteja presente e nas reuniões do Brasil”, disse o ministro.

Em março, Putin foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. O Brasil é um dos países que compõem o tribunal. Por conta desse tratado, o governo brasileiro poderia ser obrigado a prender Putin. Obviamente, Mauro Vieira descartou tal possibilidade: “Nós não tomaremos nenhuma iniciativa para que isso aconteça”, disse. O ministro avaliou que o país não seria obrigado a cumprir a decisão do tribunal, caso não haja uma ordem.

Em setembro, Lula também afirmou que Vladimir Putin não será detido caso visite o Brasil para participar da cúpula do G20, em 2024. Não é de hoje que o atual governo de esquerda flerta com regimes e autoridades antidemocráticas. Isso ocorre com frequência diante de Cuba, China e Rússia.

- Publicidade -

O Tribunal Penal Internacional com sede em Haia, na Holanda, afirma que Putin é responsável por crimes de guerra, incluindo a deportação ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia desde o início do conflito – em de fevereiro de 2022. Resta a Mauro Vieira dizer porque ficaria ‘contente’ com tal presença em solo nacional.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.