O “Gabinete do Presidente Eleito” de Javier Milei, confirmou que Luis Petri, ex-deputado da União Cívica Radical e ex-candidato à vice-presidência na chapa de Patricia Bullrich (futura ministra de segurança), assumirá o cargo de ministro da Defesa no próximo governo de “La Libertad Avanza”.
Petri, expressando seu compromisso com a nova função, compartilhou em sua conta no X: “A partir de hoje, começamos a trabalhar em uma mudança que permita valorizar novamente o papel de nossas Forças Armadas. Orgulho de nosso país.”
O futuro Ministro da Defesa argentino é um político de carreira, sendo deputado desde 2013 até 2021, cargo que deixou para se candidatar à governador da província de Mendoza em 2023, ano que foi escolhido para acompanhar Bullrich na chapa do centrismo político argentino.
Esta nomeação também não se alinhou com as discussões entre Javier Milei e o ex-presidente Mauricio Macri, que conseguiu colocar peças estratégicas do seu partido e sua rede de influência no novo governo “anti-sistema”. Recentemente, Macri expressou sua irritação porque Bullrich aceitou integrar o gabinete de Milei sem garantir acordos mais amplos, incluindo cargos no Parlamento para a coligação “Juntos por el Cambio”.
O novo ministro da Defesa também compartilha algumas perspectivas sobre temas de segurança com Milei, defendendo o uso do poder do Estado para combater a criminalidade e expressando seu apoio a uma postura mais firme.