Subiu para 55% o percentual de brasileiros que afirmam ver uma piora da economia do país. Isso representa 10 pontos percentuais a mais na comparação com o fim do ano passado. É o que revela uma pesquisa do Datafolha feita entre os dias 1 e 3 de abril. O pessimismo geral tem fundamento. Somente em fevereiro, o Brasil registrou uma inflação de 1,31% – foi a maior para o mês em mais de 20 anos.
Pela primeira vez, a maioria da população enxerga com desconfiança os rumos da economia no terceiro mandato de Lula. O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Outro ponto relevante do estudo mostra que menos da metade (48%) dos entrevistados acha que a vida econômica pessoal vai melhorar. É a primeira vez que o indicador fica abaixo de 50% durante o Governo Lula 3. Grande parte acredita ainda que o poder de compra dos salários vai encolher nos próximos meses. Esse recorte saltou de 28% em dezembro para 36% nesse levantamento.
Basta colocar os pés para fora de casa para notar o quão desvalorizada está a nossa moeda. E isso parece se agravar mês após mês.