Segundo levantamento do instituto Ipsos, divulgado pelo jornal O Globo, 60% dos brasileiros avaliam que o país está na direção errada em 2024. O dado reflete um aumento de nove pontos percentuais em relação ao ano anterior, reforçando a percepção de que o Brasil, sob a gestão de Lula (PT), parece estar “avançando como o caranguejo”, ou seja, indo para trás. A pesquisa aponta que a insatisfação está fortemente atrelada à economia, com 65% dos entrevistados considerando a situação econômica ruim.
Além disso, o temor em relação à inflação cresceu, com 26% dos brasileiros listando-a como uma das principais preocupações. Para Marcos Calliari, CEO do Ipsos, a instabilidade econômica, marcada pela alta do dólar e pela queda da Bolsa de Valores, somada à demora do Governo Federal em apresentar soluções efetivas, tem agravado o descontentamento. “O último ano foi marcado por baixos índices de aprovação e pela falta de respostas concretas para os problemas econômicos e sociais”, afirmou Calliari.
Outros temas como crime e violência (41%), saúde (38%) e desigualdade social (37%) seguem entre as maiores preocupações da população. O Brasil ocupa a oitava posição entre os países mais preocupados com a violência em um ranking de 29 nações pesquisadas. O levantamento, realizado online com cerca de mil brasileiros, revela a crescente angústia de uma população que enfrenta problemas estruturais e demanda respostas mais rápidas das instituições, diante o cenário de piora percebido durante a atual gestão federal.