A deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) será a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. O nome foi oficializado na tarde desta segunda-feira (9) por Lula, após um encontro entre os dois no Palácio da Alvorada. Professora desde os 19 anos, Macaé Evaristo tem 59 anos e é natural de São Gonçalo do Pará–MG. Ela está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e é graduada em serviço social e mestre e doutoranda em educação.
Até a posse de Macaé, a chefia da Pasta Federal é ocupada interinamente pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, desde a última sexta-feira (6), quando o então ministro Silvio Almeida foi demitido, após denúncias de assédio sexual.
“A Polícia Federal abriu de ofício um protocolo inicial de investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos. O Governo Federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”, destaca a nota oficial sobre o escândalo.