Na contramão do corte de gastos e diante da tentativa do Governo Federal em aumentar a arrecadação às custas de mais impostos, Lula sancionou a lei que autoriza o reajuste salarial para servidores públicos federais, além de cargos comissionados e outros de confiança. Ao todo, o impacto da medida será de R$ 73 bilhões até 2027, isso porque as categorias seguem acordos firmados com diferentes segmentos do funcionalismo.
Devido ao atraso na aprovação do Orçamento deste ano, o reajuste começou a ser pago em maio, com efeitos retroativos a janeiro. Também foram criados dois novos cargos técnico-administrativos na área da Educação, para Analista (6.060 vagas) e Técnico (4.040 vagas), além de novas carreiras em Desenvolvimento Socioeconômico, Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários.
Esse texto havia sido publicado como Medida Provisória pelo Planalto em 2024 e, em maio, o projeto foi aprovado no Congresso. A medida já foi publicada no Diário Oficial da União.









