Lula não é mais importante para negociações de paz, diz presidente ucraniano

Redação 011
2 Min
Zelensky alerta que Ucrânia pode perder guerra sem apoio dos Estados Unidos
foto: divulgação/ Presidente da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou durante o Fórum Econômico Mundial em Davos que o Brasil perdeu a relevância como mediador no conflito entre Ucrânia e Rússia. Segundo ele, ‘o trem do Brasil passou’, destacando que Lula já não desempenha um papel importante na busca por uma solução pacífica. “Falei com Lula, nos encontramos, mas agora ele não é mais um ‘player’. Ele também não será com o retorno de Trump à Casa Branca”, afirmou Zelensky em resposta a uma pergunta de Bianca Rothier, da TV Globo.

A relação entre Brasil e Ucrânia tem sido marcada por atritos nos últimos meses. Em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, Zelensky expressou desconfiança em relação ao ‘real interesse’ do Brasil e da China em liderar diálogos de paz, enquanto, em maio, acusou o governo brasileiro de priorizar sua relação com a Rússia, membro dos Brics. Apesar disso, o chefe de gabinete da Ucrânia, Andriy Yermak, afirmou recentemente que Kiev mantém “de coração aberto” a possibilidade de uma relação mais produtiva, mas lamentou a ausência de convite ao presidente ucraniano na cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro.

Lula, por sua vez, reagiu às críticas de Zelensky afirmando que o governo brasileiro não apresentou uma proposta de paz formal, mas defendeu o início de negociações diplomáticas como solução para o conflito. “Se fosse esperto, diria que a solução é diplomática, não militar”, declarou Lula, destacando que é necessário diálogo para garantir tranquilidade ao povo ucraniano. A posição do Brasil tem sido alvo de desconfiança internacional, especialmente após Lula ter atribuído, no passado, responsabilidades compartilhadas pela guerra a Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.