Lula minimizou e até debochou do impacto provocado com o imposto sobre as heranças no país. As declarações ocorrem após aprovação da Reforma Tributária na Câmara, que prevê uma elevação do tributo nessa questão.
“Nos Estados Unidos, como o imposto é caro, tem muitos empresários que fazem doação. Aqui no Brasil não tem ninguém que faça doação, porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dele”, disse durante viagem no interior de São Paulo, onde participou da cerimônia de celebração dos 10 anos de atividades do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos. Esse campus foi criado após a doação do terreno, por parte do escritor Raduan Nassar, para a universidade.
As palavras do petista deixam clara a intenção do Estado avançar sobre o que não lhe diz respeito. Em uma tentativa desesperada na busca de mais impostos, o aumento da carga sobre herança e doações devem chegar em um ótimo momento ao atual Governo.
Os memes sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamado de ‘taxador’, tendem a aumentar exponencialmente daqui por diante.