Lula dispara gastos com propaganda em redes sociais em 360% para vender isenção do IR

Redação 011
2 Min
Em um mês, Governo Lula gasta mais de R$ 1 mi em publicidade para conter crise de imagem
foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governo Luiz Inácio Lula da Silva elevou drasticamente seus investimentos em publicidade nas redes sociais, registrando um aumento de 360% nos gastos com anúncios na Meta (Facebook e Instagram) nos últimos 30 dias. Segundo um levantamento da GloboNews, foram investidos R$ 8,4 milhões no período, uma média de R$ 283 mil por dia. O principal tema dos impulsionamentos foi o Projeto de Lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais, com mais de 90% dos anúncios dedicados a esse assunto.

Sob a liderança do ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a estratégia de comunicação mudou o foco para o engajamento digital. Cerca de 30% da verba publicitária agora é destinada a plataformas digitais, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

A Secom busca se distanciar da orientação anterior, que privilegiava rádios, e passou a priorizar influenciadores digitais e vídeos virais, como o modelo de “gatinhos” explicando propostas de governo. Desde agosto, pelo menos 20 influenciadores foram contratados para campanhas. Além da isenção do IR, outros temas como a valorização do PIX, do SUS e o programa Luz do Povo também são alvos de destaque na rede.

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