O senador Cleitinho (Republicanos-MG) denunciou ao Ministério Público Federal a exposição ‘O Grito’, patrocinada e exibida pela Caixa Econômica Federal, com a crítica do uso de espaço público para manifestação política.
“O pedido ao MPF é para que apure a violação dos símbolos nacionais, apologia às drogas e uso de espaço público para manifestação política, o que fere não só as diretrizes do próprio banco como o princípio da impessoalidade”, diz a assessoria do parlamentar.
A exposição de autoria da artista Marília Scarabello gerou repercussão ao reproduzir imagens de políticos em situações de mais absoluto desrespeito, com ilustrações do ex-presidente Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
De acordo com o banco, a mostra foi interrompida por não estar de acordo com as diretrizes do contrato: “O valor total do investimento do programa era de R$ 250 mil, mas a exposição foi cancelada antes do tempo previsto e, por isso, custou aos cofres do banco R$ 75 mil”, informou a CEF.