Líder da oposição na Rússia, Alexei Navalny, está desaparecido há seis dias. O sumiço acontece no momento em que o presidente Vladimir Putin, confirma que vai tentar a reeleição pela quinta vez.
O anúncio da campanha foi feito durante um evento especial do Kremlin para militares, incluindo alguns que lutaram na invasão da Ucrânia, em fevereiro do ano passado. O pleito está marcado para ser realizado em 17 de março de 2024.
Os advogados da equipe de Navalny, principal crítico do presidente da Rússia, disseram que perderam contato com o russo.
Navalny está preso desde 2021, ele foi condenado a 19 anos de prisão em 4 de agosto por “atos extremistas”, que incluem a criação de um grupo, convocação de atos, financiamento das atividades, envolvimento de menores e “reabilitação da ideologia nazista”
Nas redes sociais, o chefe da equipe de Navalny, Leonid Volkov, afirmou que o desaparecimento do político russo foi em um momento de “0% de coincidência e 100% de controle político manual direto do Kremlin”, sede do governo russo.