Em uma partida de futebol inusitada, o presidente do PSD e secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, atuou devidamente trajado de juiz e apitou a ‘pelada’ entre prefeitos e autoridades estaduais organizada para marcar o início do Congresso Paulista dos Municípios, nesta terça-feira (26). O jogo comemorativo ocorreu na Mercado Livre Arena Pacaembu, na capital paulista, e teve a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O 67º Congresso tem como meta debater as consequências da reforma tributária nas cidades da região e seguirá até a próxima quinta-feira (28).
“Os prefeitos precisam saber como vai funcionar, como é que esse sistema vai arrecadar, como é que esse recurso vai ser distribuído. Tudo isso é fundamental, então isso é um tema importante. Por exemplo, a aplicação prática da reforma tributária, que passa a valer logo no começo do próximo ano”, afirmou Fred Guidoni, presidente da Associação Paulista de Municípios.
A reforma foi aprovada pelo Congresso em 2024 e sancionada no início deste ano. As mudanças serão implementadas em etapas a partir de 2026.