Em um evento no interior paulista, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, defendeu publicamente a união entre os campos políticos de centro e direita como a estratégia para vencer as eleições de 2026. Participando de um debate com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, Kassab afirmou que o diálogo entre as duas correntes é “muito positivo” e que, se estiverem juntos, “vão ganhar a eleição”.
Em sua fala, o político, que também atua como secretário de Governo de São Paulo na gestão de Tarcísio de Freitas, criticou o atual governo federal. Segundo Kassab, o presidente Lula “está perdendo o centro” e, caso a oposição não se una, o atual mandatário permanecerá no poder. Ele ainda elogiou o governo de Tarcísio, declarando que o governador “acerta em tudo”, em contraste com o governo federal.
O debate ganhou um momento de destaque quando Valdemar Costa Neto cobrou o apoio de Kassab e do PSD a um projeto de anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro, o que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em resposta, Kassab declarou ser a favor da anistia e considerou o assunto “resolvido” de sua parte.
A discussão sobre a anistia ocorre pouco após a condenação de Bolsonaro pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão, além de 124 dias-multa. O ex-presidente foi considerado o líder de uma organização criminosa que tentou se perpetuar no poder. Devido à pena, que ultrapassa os oito anos, Bolsonaro deverá iniciar o cumprimento da sentença em regime fechado, caso a decisão judicial seja mantida. A pena máxima para os crimes dos quais ele foi acusado poderia chegar a 43 anos de reclusão.









