A ex-deputada federal Joice Hasselmann (Podemos) anunciou sua renúncia à carreira política após ‘apanhar’ nas eleições municipais de São Paulo, onde obteve apenas 1.673 votos, uma queda drástica em comparação aos mais de um milhão que conquistou nas eleições de 2018 para a Câmara dos Deputados, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Decidi, depois desse resultado, aposentar as chuteiras. Não saio mais candidata a nada”, afirmou Joice.
Além de seu afastamento do bolsonarismo que é visto por muitos conservadores como uma traição, Joice protagonizou um vai-e-vem durante a campanha de 2024, inicialmente apoiando o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que disputa a reeleição, mas, após críticas da base bolsonarista e um vídeo controverso, ela passou a apoiar Pablo Marçal (PRTB). Apesar disso, Hasselmann voltou a endossar Nunes no segundo turno contra Guilherme Boulos (PSOL), afirmando que, embora Nunes tenha sido “um bunda mole”, era preferível a um candidato da esquerda.
Agora, Hasselmann declarou que irá se afastar definitivamente da política, focando em projetos pessoais. Ao justificar sua decisão, ela mencionou já ter conquistado o suficiente como jornalista, antes de ingressar na vida pública. A ex-deputada deixa a política após uma trajetória marcada por ascensão meteórica e quedas consecutivas, especialmente após romper com Bolsonaro, o que a afastou da base conservadora que a apoiou em 2018.