O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), revelou em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo” que o estado planeja novas ligações de trem de médio percurso. Entre os projetos em curso estão os eixos do Trem Intercidades: norte (São Paulo-Campinas), oeste (São Paulo-Sorocaba) e leste (São Paulo-São José dos Campos). O trecho norte já foi leiloado, enquanto o eixo oeste terá seu pregão em 2025 e o eixo leste em 2027.
O projeto do Trem Intercidades Eixo Leste foi recentemente incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), com previsão de que a viagem entre São José dos Campos e a capital paulista dure cerca de 1h15 e um investimento de R$ 6 bilhões. Em meio aos anúncios, Tarcísio detalhou as futuras expansões dos trens de médio percurso, como as ligações entre São José dos Campos e Taubaté, Sorocaba e Campinas, e a possibilidade de extensão até Ribeirão Preto e Araraquara.
“Estamos montando uma carteira de longo prazo, raciocinando para o futuro”, afirmou o governador. As alternativas de traçado para o Trem Intercidades incluem extensões das linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo a linha 13 Jade, que se conecta ao Aeroporto de Guarulhos, a mais viável para a ligação com São José dos Campos.