Governo de SP lança ‘selinho’ para bares e outros afim de atestar ausência de metanol

Redação 011
2 Min
Governo de SP lança 'selinho' para bares e outros afim de atestar ausência de metanol
foto: João Valério / Governo do Estado SP

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (6) um pacote de ações para enfrentar a contaminação por metanol em bebidas alcoólicas. A principal medida é a criação de um selo de qualidade que será concedido a bares, restaurantes e distribuidoras que comprovarem a origem dos produtos e treinarem suas equipes para identificar adulterações. A iniciativa busca restaurar a confiança da população após a confirmação de 14 casos de intoxicação no estado, além de duas mortes e outras sete sob análise.

O plano inclui cooperação com entidades do setor privado, como a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e a Abrabe, além de propostas legislativas para endurecer punições contra falsificadores. Também será implantado um sistema de destruição de garrafas, rótulos e lacres apreendidos, evitando sua reutilização por destilarias clandestinas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou que o problema é antigo e exige ação coordenada entre o estado, municípios e o Governo Federal.

Além do selo, será criado um canal direto para que estabelecimentos possam entregar bebidas suspeitas ao governo para descarte seguro. A Secretaria da Segurança Pública atuará em parceria com fabricantes para mapear mercados ilegais. Desde agosto, o Brasil registrou 23 casos confirmados de intoxicação por metanol, com São Paulo liderando as ocorrências. O governo paulista já realizou operações para fechar destilarias clandestinas no interior e na região metropolitana.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.