Durante a abertura do 31º Congresso & ExpoFenabrave, o governador Tarcísio de Freitas enfatizou a posição de liderança de São Paulo nas inovações em energia verde e na transição energética. Freitas compartilhou os esforços em andamento por meio de parcerias público-privadas para a produção de combustíveis renováveis e promoveu modelos híbridos como um passo importante para um futuro mais sustentável.
O cenário da ExpoFenabrave, um dos maiores eventos da indústria automotiva, deu peso às palavras do governador. Com mais de 150 marcas representando a cadeia de fornecimento automotivo, o evento se tornou um fórum importante para explorar os problemas e oportunidades do setor.
A visão do governador Tarcísio encontrou expressão em projetos concretos, como a inauguração da primeira estação de abastecimento mundial de hidrogênio renovável a partir de etanol, na USP, recentemente, desenvolvida em colaboração com o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), e que deve operar até o final do primeiro semestre de 2024.
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Na cerimônia de abertura, o governador enfatizou a necessidade de escolher a direção certa na discussão global sobre a transição energética e economia de baixo carbono. Ele mencionou o inovador reformador da USP, que converte etanol em hidrogênio para abastecer veículos, e apontou o interesse em fontes alternativas, incluindo o biometano, etanol e combustíveis sustentáveis de aviação.
Além de otimizar a produção de hidrogênio a partir do etanol, a estação experimental é um passo determinante para integrar essa tecnologia no mercado, visando uma adoção mais ampla. Ela também fornecerá combustível para um carro e três ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) do Governo de São Paulo, que circularão pelo campus da USP.
O governador sublinhou políticas públicas estaduais que incentivam o setor automotivo a desenvolver soluções para a frota nacional no médio prazo. Em vez de focar apenas em veículos elétricos, Freitas destacou a importância de modelos híbridos movidos a hidrogênio ou biometano.