Em uma decisão conservadora, o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) manteve os juros entre 4,25% e 4,5% ao ano, em uma decisão unânime, diante da estimativa de inflação mais alta decorrente das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. Foi a quarta decisão seguida de manutenção da taxa, que segue no mesmo patamar desde dezembro do ano passado.
“O Comitê busca alcançar o máximo emprego e uma inflação de 2% ao ano no longo prazo. A incerteza quanto às perspectivas econômicas diminuiu, mas continua elevada”, diz o comunicado oficial.
Além das tarifas impostas ao mundo pela Casa Branca, o Fed tomou essa decisão baseado na turbulência internacional motivada pelo aumento no preço do barril do petróleo, após a guerra declarada entre Israel e Irã, desde a semana passada.
“Por enquanto, estamos bem posicionados para esperar e obter mais informações sobre a provável trajetória da economia antes de considerar qualquer ajuste em nossa política monetária”, afirmou o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após o anúncio.