O avião presidencial que transportava Lula da Silva (PT) do México ao Brasil apresentou uma falha técnica logo após decolar da Cidade do México nesta terça-feira (1º). A aeronave, que contava com 16 pessoas a bordo, precisou retornar ao aeroporto de origem, aguardando o consumo necessário de combustível para um pouso seguro. O incidente ocorre no momento em que Lula retornava da posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Segundo fontes do governo brasileiro, o problema técnico foi solucionado enquanto a aeronave ainda estava no ar, mas por questões de segurança, foi decidido que a aeronave deveria retornar à Cidade do México. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o incidente em nota oficial, destacando que os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso. “Os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem”, afirmou o comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
Esse não é o primeiro problema envolvendo o avião presidencial sob o governo de Lula. No início do ano, uma pane em uma aeronave da equipe de segurança presidencial impediu a decolagem em Campina Grande, e outro incidente ocorreu em fevereiro no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Não há confirmação de que a aeronave envolvida nos incidentes anteriores seja a mesma que apresentou falha desta vez.